Você já pensou em ir para San Andrés? Se não pensou, esse artigo vai te dar alguns motivos para começar a planejar a sua viagem para lá o quanto antes.
No post Roteiro San Andrés e Cartagena na Colômbia tem o meu cronograma completo e agora vamos falar mais sobre San Andrés.
San Andrés, parada obrigatória na Colômbia
Ela é a maior das Ilhas que formam o Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. No total ela tem por volta de 26km e pertence a Colômbia desde 1803.
O que eu preciso para entrar na Ilha de San Andrés?
Você pode entrar com o Passaporte ou RG em bom estado e com menos de 10 anos de validade.
É obrigatório pagar a taxa de turismo da Ilha, a famosa Tarjeta!!
Se o seu vôo for sem escala, dependendo da Cia Aérea você já pode comprar aqui no Brasil em reais ou dólares.
Se a sua escala for em Bogotá ou Panamá, você pode comprar nesses aeroportos antes de embarcar e pode pagar em dinheiro (pesos colombianos) ou no cartão de crédito. No caso da Latam em Bogotá, tem um guichê junto ao check in para a compra dessas Tarjetas.
Você precisa preencher e entregar quando chegar à Ilha e a segunda via entregar quando sair da Ilha.
Qual a melhor época pra ir a San Andrés?
É considerada época de chuva entre Abril e Junho e entre Setembro e Novembro. Julho e Agosto tempo de seca. Alta temporada que a ilha está bem mais cheia e bem mais quente: Janeiro, Julho, Agosto e Dezembro.
Nós fomos no mês de Setembro, época de chuvas na Ilha, mas isso não nos atrapalhou em nada. Chove dois minutos e depois vem aquele sol do Caribe pra queimar tudo que tem direito. Então se estiver se preparando para ir nesta época, não precisa se preocupar.
Quais tours fazer?
Fechamos todos os passeios lá na Ilha, tivemos indicação do Diego que atende muitos turistas brasileiros e ele vende várias opções de tours. Dependendo da quantidade de pessoas e tours contratados, você consegue desconto.
Ele preenche alguns recibos com os destinos que você escolheu, no mesmo dia você paga uma taxa de entrada pra ele por cada passeio e só paga o restante no dia em que você for embarcar, em mãos para a responsável pela agencia que ele vai te indicar.
Obs.: Importante para comprar no primeiro dia na Ilha: uma sapatilha neoprene. Vende em varias lojas e o preço mais baixo que encontramos foi 12 mil pesos.
Johnny Cay
Nossa primeira parada foi Johnny Cay. Você tem a opção de fazer Johnny Cay e Acuario no mesmo dia, ficando algumas horas em cada lugar.
Optamos por fazer apenas Johnny Cay das 9h as 15h, a intenção era poder curtir tudo sem pressa.
Fica do outro lado da praia principal Spratt Bight e o acesso é feito por barcos. Nós fomos até o pier (próximo ao Coco Loco), encontramos a nossa agencia, colocamos a pulseira que é muito importante para a hora do retorno você poder subir no barco e dura por volta de 20 minutos o trajeto.
Acuario Natural e Haynes Cay
No segundo dia fizemos o mesmo procedimento de ir até o píer e procurar a agencia que nos levaria até o Acuario.
Saímos por volta das 10h e passamos o dia somente no Acuario Natural, mas você pode fazer o passeio de Mantarayas, e o horário fica dividido. Pelo que vi dos demais turistas, eles ficaram até as 13h no Acuario e depois seguiram para o ponto das Mantarayas. O nosso tour era até as 14h30 e de lá voltaríamos para a praia central.
A Ilha de Acuario Natural é bem pequena e não tem cadeiras e guarda sol, possui apenas duas “lanchonetes” com sombra, mas você não pode entrar com nenhuma bebida e nem comida, caso contrario eles vão pedir para que você se retire.
Você pode alugar os Lockers por 10 mil pesos e ficar com a chave para poder aproveitar melhor o seu dia.
Beber lá é muito caro, então se quiser economizar, leve algo na mochila, mas tome cuidado para não entrar com comida onde não pode
O Acuario é incrível para snorkel, uma variedade incrível de peixes ou pra simplesmente ficar jogada na areia branca olhando o mar azul.
Haynes Cay
Se você atravessa o mar do Acuario Natural, andando mesmo, você chega em Haynes Cay, outra Ilha maravilhosa, e com uma estrutura um pouco melhor. Como ela está mais próxima das pedras, a quantidade de peixes é muito maior.
Alugamos uma Mule (carrinho de golfe)
Reservamos um dia do nosso cronograma apenas para das a Volta a Ilha de San Andrés.
Saímos com ela já abastecida e fizemos a volta à ilha duas vezes! Tenho que dizer que foi um dos melhores dias dessa viagem, é uma sensação muito gostosa sair dirigindo por lá com aquela vista maravilhosa!!
Nós nos perdemos pra sair do centro e sem querer fizemos a primeira volta ao contrário. Todo mundo começa pelo Aeroporto ontem tem a famosa placa de San Andrés e vai seguindo por West View, La Piscinita, Praia de San Luis e Rocky Cay.
La Piscinita
Passamos por paisagens maravilhosas da praia de San Luis e fizemos a primeira parada na La Piscinita.
Chegamos cedo, quando você entra já ganha também o pão para dar para os peixes.
La Piscinita é uma “piscina” no mar aberto com muitos peixes lindos! É ótimo pra fazer snorkeling.
Algumas pessoas dizem não valer muito a pena fazer essa parada porque pode ser mais do mesmo, já que West View é muito maior e também tem os peixes. Eu particularmente acho que se você está lá, porque não aproveitar e conhecer tudo que puder, não é mesmo?
West View
É lá que você vai encontrar o trampolim, escorregador e o Aquanautas. A estrutura é bem legal, tem as barracas pra comprar algo pra comer e beber, áreas com cadeiras de sol e mesas na sombra.
Seguindo a estrada aprecie as paisagens incríveis pra tirar belas fotos, fique de olho na placa de I ❤️ SA pra fazer aquela pausa da foto.
Como tínhamos gasolina sobrando e tempo até o horário de devolver a Mule, demos mais uma volta bem devagar nos 26km de ilha e dessa vez no sentido certo haha!
Centro de San Andrés e Spratt Bight
No nosso penúltimo dia na ilha reservamos para poder curtir a praia do centro Spratt Bight. Usamos a natureza a nosso favor, por ter muitos coqueiros na praia achamos uma boa sombra e fomos seguindo ela durante todo o dia!!
Você pode alugar as cadeiras e o guarda sol, mas custa 30 mil pesos e quando chega as 17h, os responsáveis já começam a pedir pra que você saia, pois vão começar a recolher!!
Comer nas ilhas
Tudo é muito caro!! Nós somos os viajantes que gostam de gastar com passeios e tenta economizar em todas as demais coisas da viagem.
Neste caso, nós compramos no mercado do centro, algumas bolachas, salgados e água e levamos na mochila.
Uma cerveja que no mercado custa 2500,00 pesos, na ilha custa 6000,00 pesos, então se você quiser manter o seu budget, aconselho fazer umas comprinhas no centro antes de qualquer passeio.
Se você quiser almoçar nas Ilhas, os pratos são muito bem servidos e muito possível de dividir para duas pessoas.
Despedida da Ilha: Aeroporto
Chegue no aeroporto com antecedência, porque as filas são bem grandes pra despachar a mala e também para a entrega da taxa de turismo.
E se você quer ver todas as 7 cores desse mar maravilhoso, reserve seus assentos do lado direito do avião.
Valores
Johnny Cay: 30 mil/casal
Acuario: 25 mil/casal
Mule: 160 mil a Kawasaki para duas pessoas já abastecida e sem necessidade de abastecer antes de devolver.
West View: 10 mil/casal
La Piscinita: 8 mil/casal
O que não posso deixar de levar para San Andrés?
Protetor Solar.
Repelente.
Câmera fotográfica, se possível uma gopro ou similar para os mergulhos.
Snorkel (aconselho comprar na ilha, muito mais barato que no Brasil. Você pode aluga-los também, mas não acho a opção mais higiênica)
Bolsa estanque para não molhar suas coisas nos trajetos de barco (nós não usamos e deu tudo certo, mas muita gente leva).
Oi viajante! Sou a Cá!!
Completamente apaixonada por novos destinos e sonhos, quero compartilhar tudo com você e te inspirar, se você assim como eu, não sabe viver sem viajar!