Vamos descobrir um Roteiro de 5 dias em Serras Gerais no Tocantins. Serras Gerais está a mais ou menos 500km de Palmas no Tocantins e é conhecida por ser o maior cadeia de serras no Brasil.
Ainda é um destino pouco explorado pelos turistas e com certeza daqui uns anos será tão famosa quanto ao Jalapão, que costumo fazer, são primas!
Sendo assim, apostem nesse roteiro enquanto ele não está tão conhecido, assim poderão aproveitar melhor os atrativos.
Quando ir a Serras Gerais
Melhor época para Serras Gerais é a da seca entre Abril e Outubro. Em Novembro já começam as chuvas.
Estive lá no inicio de Outubro e peguei chuva no primeiro dia e no ultimo, no restante dos dias foi sol o tempo todo e as chuvas não atrapalharam em nada, conseguimos curtir da mesma forma.
Como funciona a Expedição de Serras Gerais
Quem já foi ao Jalapão vai tirar essa Expedição de letra, pois funciona da mesma forma e de bônus ainda terá uma estrada de chão muito melhor. Veja mais sobre o Jalapão aqui.
Mas se você ainda não foi, eu te explico.
A Expedição começa em Palmas, onde o carro da agencia irá te buscar no hotel. A partir dai, são 500km de estrada até a primeira parada do roteiro.
Assim como o Jalapão, cada dia você estará em uma cidade diferente, hotel diferente, por isso é solicitado levar apenas o necessário em malas de mão. Todas as malas ficarão presas no teto do carro durante o dia, então leve com você uma outra mochila menor com os pertences que você usará durante o dia, pois a sua mala você só terá acesso a noite.
Posso fazer Serras Gerais sem Agencia
Não é recomendado esse roteiro por conta própria, pois a estrada é difícil, você precisa de um 4×4 e a sinalização na estrada é quase nula, somente quem realmente conhece o trajeto consegue andar tranquilamente por lá.
Sendo assim, contrate uma agencia e você já terá todo o roteiro e hospedagem incluso.
Entre em contato com a Seriema Ecoturismo e faça o seu orçamento de Serras Gerais.
Roteiro de 5 dias em Serras Gerais
Dia 1 – Lagoa do Japonês
Primeira parada da Expedição de Serras Gerais, Lagoa do Japonês.
Alguns roteiros da Expedição do Jalapão também passam por aqui, por isso ela tem ficado tão famosa entre os turistas e não é pra menos. A água esverdeada e suas rochas dão um charme incrível, há quem compare com as praias da Tailândia.
O local tem restaurante, banheiros, tirolesa, locais com mesas e banquinhos para descansar e se proteger do sol!
Dica: existem muitas pedras na Lagoa, por isso existe o perigo de cortar o pé, por isso eles indicam e alugam por R$10 as papates, sapatos específicos para usar na água.
Dia 2 – Vale dos Pássaros
Em um ambiente totalmente preservado, os turistas terão contato direto com a natureza.
O Vale dos Pássaros é aonde vocês encontrarão a Cachoeira do Urubu Rei e a Cachoeira da Cortina e a casa do Seu Davi que é um AMOR de pessoa!!
Ele já se tornou a melhor atração, não tem ninguém que o conheça e não se apaixone!!
Cachoeira do Urubu Rei
Aproximadamente 2km de trilha vocês chegam até a cachoeira do Urubu Rei. A trilha é relativamente fácil, melhor ainda se não estiver tão quente.
A cachoeira é linda e com a agua bem geladinha (para quem gosta).
Cachoeira da Cortina e Ancoragem na Borda Infinita
A Cortina vocês podem conhecer por cima e por baixo. Por baixo é a mesma trilha do Urubu Rei, você pode aproveitar para fazer as duas.
Por cima é onde você poderá fazer a ancoragem. Você vai de carro até o começo da trilha. A trilha dura uns 10 minutos e é tranquila, porem com uma descida pouco escorregadia devido as pedras.
A ancoragem é linda, chegando na cachoeira, você colocará o equipamento de segurança, igual aos equipamentos de tirolesa ou rapel.
Você ficará preso o tempo inteiro e terá um guia para te ajudar a chegar até a borda da cachoeira, onde a vista é incrível e as fotos ficam lindas.
Arco do Sol
Localizada em Almas, o Arco do Sol lembra a Pedra Furada do Jalapão. É tão bonita quanto e rende fotos incríveis.
Dia 3 – Rio Azuis
O rio Azuis é conhecido como o menor rio do Brasil e está localizado no município de Aurora do Tocantins, no estado do Tocantins.
Com uma extensão de apenas 147 metros, o rio Azuis é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book.
Aurora É a única cidade do Tocantins onde o sol nasce mais tarde, devido às elevações rochosas em volta do seu território, criando uma luminosidade especial.
Prainha do Pequizeiro
Praia do Pequizeiro é um balneário simples e gostoso de passar algumas horas do seu dia para aproveitar e descansar.
Basta chegar ao local e pagar a taxa de entrada de R$ 30,00 por pessoa.
Mas atenção: durante a semana, a porteira da fazenda fica fechada, de maneira que, para acessar a Praia do Pequizeiro, é preciso contratar um guia.
Dia 4 – Lagoa da Serra
Com aguas transparentes a Lagoa da Serra é um lugar muito gostoso para descansar e fazer stand up paddle.
Farinhada do Preto
Essa é uma experiência local, para quem gosta de conhecer mais sobre a região, atividades locais e conversar com pessoas que cresceram ali, a Farinhada do Preto é o lugar perfeito.
Na fazenda eles nos mostram a plantação de mandioca, nos deixam arrancar algumas da terra, em seguida nos descascamos a mandioca, lavamos, moemos, peneiramos, passamos no fogo a lenha e depois tivemos a oportunidade de fazer um beijo delicioso totalmente artesanal. Foi o nosso café da tarde.
Eu amei essa experiência e os donos da fazenda são uns amores.
Mirante do Cerrado
O Mirante do Cerrado foi o encerramento do nosso dia, com direito a vinho e por do sol.
Dia 5 – 17 Travessias
Uma trilha aquática, ou seja, você irá nadar, boiar, subir e descer várias quedas. Tudo feito com equipamento de segurança com colete e capacete.
É recomendável ir de legging, camiseta e sapatilha de neoprene (sapatos aquáticos).
Dificuldade da trilha: 4 de 5
Antes de chegar na trilha molhada você terá que subir 220 metros íngremes que vai exigir muito esforço, vá preparado.
Mesmo quem não sabe nadar pode fazer as 17 travessias, pois além de estar totalmente equipado, não nenhuma parte muito funda.
Vale a pena conhecer Serras Gerais
Se eu for avaliar hoje a minha resposta seria, Sim e Não!
Vale a pena por ser um novo destino pouquíssimo explorado por turistas, então tudo é praticamente vazio, sem muita muvuca e você consegue aproveitar mais.
E não devido a estrutura, quem não gosta de uma viagem mais rustica, pode não gostar de todo o trajeto. No Rio Azuis por exemplo, a pousada é super simples e as camas não são as mais confortáveis, mas é apenas uma noite, então da pra encarar e o Rio Azuis vale demais a visita.
Em outras cidades as pousadas já são muito mais confortáveis e uma delicia de passar a noite.
Então no fim das contas vai depender do que você espera da sua viagem, eu amei conhecer e daqui uns anos pretendo voltar, pois com certeza a estrutura estará melhor e novos atrativos já estarão abertos.
Serras Gerais tem muito a oferecer e vale demais uma visita de pelo menos 4 dias inteiros.
Descubra novos destinos no Brasil, clique aqui.
Oi viajante! Sou a Cá!!
Completamente apaixonada por novos destinos e sonhos, quero compartilhar tudo com você e te inspirar, se você assim como eu, não sabe viver sem viajar!