Descobrir o que fazer em Ushuaia é muito fácil, pois tem atividades para todos os gostos e épocas do ano na Patagônia.
Ushuaia é uma cidade turística localizada no arquipélago da Terra do Fogo, também conhecida como Fim do Mundo, pois é a a cidade mais Austral do planeta, ou seja a a cidade mais ao Sul.
Cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle, esse com certeza é um destino que você precisa colocar na sua lista.
Conheça o Anum Hostel que eu escolhi para a minha viagem e faça a sua reserva com cancelamento grátis.
O que fazer em Ushuaia no Verão?
Eu fui para Ushuaia em Março, quase no final da temporada de verão e foi maravilhoso.
Podemos dividir Ushuaia em duas épocas, verão e inverno. Isso porque os passeios podem mudar completamente nessas duas épocas e muitos que você consegue fazer no verão não estão disponíveis no inverno e vice e versa.
Se você quer fazer atividades na neve, então você pode ir no inverno e aproveitar vários tipos de atividades, já no verão, as paisagens são bem diferentes, por exemplo a Laguna Esmeralda que fica congelada e é no verão que você consegue fazer a navegação pinguinera.
Neste post vou mostrar pra vocês todos os passeios que eu fiz no verão de Ushuaia e que foram maravilhosos e para conferir a minha viagem, assista nos destaques do meu Instagram @carimboepassaporte.
Quantos dias ficar em Ushuaia
Para fazer os principais passeios e para aproveitar a cidade, eu indico pelo menos 4 dias inteiros, considerando a temporada de verão.
Sempre leve em consideração o dia da chegada e o dia de ir embora, ou seja nesse cenário eu precisei de 6 dias para fazer todos esses passeios.
Agencia Brasileiros em Ushuaia
Uma das perguntas que mais fizeram lá no Instagram, foi como fazer os passeios em Ushuaia e eu vou te indicar a agencia Brasileiros em Ushuaia.
A Brasileiros em Ushuaia é uma agencia especializada em brasileiros, que está trabalhando desde 2014 no turismo de Ushuaia e investindo muito para que nós brasileiros tenhamos a melhor experiência na Patagônia.
Se você tiver duvida do que fazer em Ushuaia, você pode chama-los no WhatsApp, tem uma equipe de brasileiros que vai te atender, tirar todas as suas duvidas e eu por experiência própria posso dizer que o atendimento é muito bom.
Formas de Pagamento
Em muitos países nós pagamentos os passeios na moeda local ou em dólar, já na Brasileiros em Ushuaia, você pode pagar em reais e parcelar e até 12x sem juros.
E aqui vocês tem desconto, chame a agencia neste link e garanta o seu desconto na reserva dos passeios de Ushuaia.
Ou seja, você pode reservar todo o seu pacote com antecedência e começar a pagar antes de chegar em Ushuaia.
Isso vai te ajudar no orçamento , pois precisará se preparar para pagar alimentação, hospedagem, compras e coisas extras que quiser fazer.
Brasileiros em Ushuaia é confiável?
Sim, a empresa está no mercado a anos e crescendo cada vez mais.
O atendimento é muito bom, as informações são claras e você pode tirar duvidas a qualquer momento depois de fechar o seu pacote.
Saiba tudo sobre a Real Seguro que eu usei na minha viagem para Ushuaia e aprenda a contratar o melhor seguro para você.
Passeios imperdíveis em Ushuaia
A Patagônia é incrível e é difícil escolher só um passeio, em Ushuaia existem duas épocas pra você ir, verão e inverno.
Eu com certeza indico que você ir nas duas épocas para aproveitar o melhor do destino, mas agora eu vou contar pra vocês sobre os passeios que eu fiz em Março de 2023.
Navegação Pinguinera
A Navegação Pinguinera foi a realização de um dos meus sonhos: ver os pinguins de perto.
Não sei nem explicar a emoção que eu senti de poder ir até eles, no habitat natural e observar de pertinho.
Este é um passeio que você só consegue fazer durante a temporada de verão, pois é quando os pinguins migram até a ilha de Martillo.
O passeio passa por três pontos incríveis e tem duração de 5h30.
Saímos de catamarã do porto turístico no Canal Beagle que tem uma linha imaginária que divide a Argentina do Chile, ou seja, mesmo estando na Argentina, conseguimos avistar as montanhas Chilenas que são um show a parte.
A nossa primeira parada foi na Ilha dos Lobos, onde podemos avistar dois tipos de lobos marinhos e muitos cormoranes, aves que podem ser confundidas com os pinguins devido a sua coloração.
Seguimos então para a segunda parada que é o cartão postal de Ushuaia, o Farol Les Eclaireurs que foi batizado pelos viajantes como o Farol do Fim do Mundo.
A ultima parada é a mais esperada, a Ilha Martillo, onde estão os pinguins.
Não é permitido descer do catamarã, mas ele chega bem perto da ilha e fica parado por volta de 30 a 40 minutos para que dê tempo de todos apreciarem e tirarem suas fotos.
Essa foi uma experiência surreal, muito diferente de você ver os pinguins em zoológicos, lá você consegue ver eles em seu habitat natural, correndo, nadando e tudo mais. eu indico muito para quem tem vontade de viver esse momento pelo menos uma vez na vida.
Sugestão para o seu passeio é faze-lo no período da tarde, assim você pode ter a sorte de finalizar o dia com um por do sol de tirar o folego.
Dicas extras para Navegação Pinguinera
Durante todo o passeio você pode tirar fotos com os fotógrafos profissionais que estarão dentro do catamarã e ao final do passeio eles irão te mostrar as fotos e informar o valor.
Dentro do catamarã você também vai ter acesso a banheiros e uma lanchonete muito boa, como o passeio tem mais de 5h de duração, você pode aproveitar para comer por lá mesmo.
Vá bem agasalhada, o fato de estar no mar e com muito vento, faz muito frio. Então vá com cachecol, touca, luvas, roupa térmica e corta vento, se possível.
Trekking Laguna Esmeralda
A Laguna Esmeralda tem um trekking lindo cercado pela Cordilheira dos Andes desde o início. Foi provavelmente a trilha mais incrível que eu já fiz.
O passeio começou com a van que foi me buscar no hostel e depois pegou a estrada a até o inicio da trilha.
Ainda na van o guia nos entregou o kit lanche para comermos no final da trilha, que tinha dois pães enormes, agua, suco e fruta.
A trilha tem 9km ida e volta, ou seja, cerca de 2h de caminhada cada trecho a depender do ritmo do grupo e dificuldade do solo, que pode estar com lama, caso tenha chovido no dia anterior. Que foi o meu caso!!
O nível de esforço para o Trekking da Laguna Esmeralda é médio, pois a maior parte da trilha é plana, mas com algumas elevações.
No entanto, são feitas algumas paradas para descanso e fotos.
Aprecie todo o trajeto, andar pelo meio das montanhas é incrível, observe a coloração de tudo a sua volta. O trajeto é tão lindo quanto o destino.
Chegando na Laguna Esmeralda nós temos cerca de 40 minutos para descansar, comer e tirar fotos.
Viajantes, que cenário incrível! Valeu cada minuto da trilha e todo o esforço!!
A Laguna Esmeralda é alimentada pelo imponente glaciar Ojo del Albino e a cor da agua é de tirar o folego.
Nesta temporada de verão algumas pessoas fazem passeio de caiaque, já no inverno ela fica totalmente congelada e a coloração muda, mas continua incrível.
É um lugar que você pode ter as duas experiências.
Eu saí desse passeio ainda mais encantada pela Patagônia e tenho certeza que você também vai amar.
Dicas extras da Laguna Esmeralda
Um dia antes você vai receber da agencia a confirmação do trekking com algumas informações importantes como, horário que vão te buscar no hotel, o que está incluso no passeio e dicas de roupas.
Para este trekking é obrigatório o uso de roupas impermeáveis e bota de trilha e não é “frescura” da agencia, é realmente necessário.
Caso você não esteja com as roupas adequadas, a agencia tem o direito de impedir que você faça o passeio.
Então, mesmo que você não tenha esse tipo de roupa ou calçado, você pode alugar em Ushuaia e fazer o passeio tranquilamente.
Passeio dos Lagos e Park Austral
Este é um passeio para relaxar e para aprender sobre a historia de Ushuaia.
Fizemos todo o trajeto de van pela Ruta 3, com várias paradas para foto e finalizamos o dia com um almoço delicioso no Park Austral.
Nossa primeira parada foi no Paso Garibaldi, onde pudemos ver o Lago Escondido que tem esse nome, pois dependendo da época as nuvens baixam e escondem o lago.
Em seguida fomos até o Lago Fagnano, que tem mais de 100 kms de comprimento e parte dele está no Chile.
Após visitarmos os dois lagos e tirarmos muitas fotos, pegamos a estrada novamente e fomos até o Park Austral.
Ao chegar no Park Austral tem um lindo museu de motos e até uma réplica de um aventureiro no ano de 1960 que saiu de Ushuaia rumo ao Alaska e conta toda a história desse “maluco aventureiro”.
Ainda dentro do museu está incluso uma uma degustação de Gin que é produzido numa destilaria aí mesmo no centro invernal.
Pra finalizar o passeio, é servido um almoço self-service maravilhoso no Park Austral com música ao vivo.
Parque Nacional Tierra del Fuego
Já pensou em conhecer o parque mais austral do mundo? Se não pensou, recomendo que você coloque na sua lista do que fazer em Ushuaia.
Durante o percurso do hotel até o parque, o guia vai nos ensinando várias peculiaridades sobre a região, uma imersão na cultura.
Dentro do Parque Nacional nós encontramos a famosa placa onde marca o Fim do Mundo. Parada obrigatória para foto e registrar esse momento.
Depois fiz uma caminhada de 5 minutos num deck lindo e com uma paisagem de tirar o folego, onde pude ver as montanhas e o lago.
Em seguida partimos para o Lago Roca, também conhecido como Acigami, onde vemos parte cordilheira chilena. Um lugar lindo para caminhar a beira do lago e tirar muitas fotos.
Nossa próxima parada foi no Centro de Visitantes de Alakushi, para esquentar um pouquinho, fazer um lanche rápido e usar o banheiro.
Também fomos conhecer o famoso Correio do Fim do Mundo, onde você pode enviar um postal diretamente do fim do mundo ou carimbar o seu passaporte.
Lembrando que o Correio não fica aberto o ano todo, ele costuma fechar entre Maio e Outubro.
Se você quiser fazer apenas o Parque Nacional, então o seu passeio acaba aqui, mas você também pode fazer o Trem do Fim do Mundo e combinar ambos no mesmo dia.
Trem do Fim do Mundo
O passeio no Trem do Fim do Mundo pode ser feito no verão ou no inverno e as paisagens são totalmente diferentes e surreais.
Além de ser uma forma gostosa de ver mais das paisagens, é uma forma de conhecer mais da história.
No passado foi construído um Presídio para os presos mais perigosos da Argentina e lá eles trabalhavam.
Depois que Ushuaia se tornou um ponto turístico, esse trajeto utilizado para levar as madeiras que era cortadas pelos prisioneiros, foi revitalizado 7km para mostrar aos turistas um pouco da história.
No início do passeio você receberá um fone para poder escutar toda essa historia do Presidio de Ushuaia em português.
Posso ir a Ushuaia sozinha?
Com certeza!
Ushuaia é um destino lindo e seguro para viajantes solo e todos os passeios você pode fazer em grupo com a agencia e se quiser também pode explorar sozinha.
Agora que você já sabe tudo sobre os passeios que eu fiz com a Brasileiros em Ushuaia, não esqueça que você tem desconto. Entre em contato pelo WhatsApp e faça a cotação da sua viagem.
Oi viajante! Sou a Cá!!
Completamente apaixonada por novos destinos e sonhos, quero compartilhar tudo com você e te inspirar, se você assim como eu, não sabe viver sem viajar!