Uma das fases mais temidas por todos os viajantes numa viagem internacional, é a imigração, então quero te mostrar como passar pela imigração viajando sozinha.
Tenha todos os documentos a mão
Como nós já falamos aqui, planejamento é fundamental e é onde começa a nossa viagem, então pesquise quais documentos são necessários para entra no país que você escolheu.
Veja se é necessário alguma vacina especifica, se há quantidade de dinheiro pra gastar por dia, por exemplo, na Europa temos uma base de £65 euros por dia.
Ainda na Europa é obrigatório apresentar o seguro viagem, porem não deixe de verificar sobre o seu destino escolhido.
No entanto, você não precisa entregar todos esses documentos na imigração, você deve tê-los em mãos, mas só entregará se for solicitado.
Passagem de volta
É muito comum que ao perguntar quanto tempo você vai ficar no país e também pedir para ver a sua passagem de volta ao Brasil, então tenha ela em mãos.
Sem a passagem de volta, eles podem desconfiar que você pretende ficar no país ilegalmente.
Comprovante de hospedagem
Se você fez a sua reserva de hospedagem, então você tem o comprovante. Imprima e leve com você.
Caso você esteja passando pela imigração sozinha, indo visitar algum amigo ou parente, peça para que eles façam uma carta informando que vão te receber por determinado tempo, com endereço e telefones de contato.
Passaporte e Visto válidos
Antes de embarque na sua viagem sozinha se certifique de estar com o passaporte e visto válidos, ou seja se estão dentro do prazo de validade.
No entanto, com o passaporte a atenção deve ser redobrada, pois a data de vencimento deve ser de 6 meses ou mais após a sua data de retorno. Exemplo, se você volta de viagem em Janeiro, o seu passaporte tem que ter vencimento para Junho ou mais.
Já o Visto não tem essa regra, você pode usa-lo até o ultimo dia.
Dinheiro
Conforme informei no inicio deste post, comprovar a renda é fundamental. Você não precisa ter rios de dinheiro e nem levar tudo em espécie, mas se te pedirem para comprovar uma renda e como irá pagar a sua viagem, você precisa saber como.
Então, tenha em mãos um cartão internacional com limite que você possa usar, um pouco de dinheiro em espécie e se você preferir pode usar uma conta internacional, como a Wise.
Saiba mais sobre a Wise neste link e saiba como levar dinheiro na viagem internacional.
Seguro viagem para viajar sozinha
Seguro Viagem também é muito importante para quem está viajando sozinha, então não deixe de contratar um.
Veja neste link a importância de ter um e como contrata-lo.
Vacinas
A vacina de febre amarela já é solicitada há muito tempo, mas agora você também tem que comprovar a sua vacina de Covid19, então tenha os comprovantes em mão e na versão em Inglês.
Qual o objetivo da sua viagem
Vão te perguntar o motivo da sua viagem e com quem você está, você pode dizer tranquilamente que é turismo e que está viajando sozinha.
Quando isso acontecer e você vai fazer no país, você dirá o que realmente planejou, quais os lugares que você vai visitar, as atrações.
Não precisa detalhar, mas eles vão querer saber se você sabe o que quer fazer e sabe o que tem no país.
Responda apenas o que for perguntado
OS Oficiais da imigração são treinados para saber quando n´s estamos mentindo, então em hipótese alguma minta ou omita.
Diga sempre a verdade, afinal você está indo de férias e não tem nada a esconder e mesmo que esteja indo a trabalho, fale sempre a verdade.
Responsa apenas o que te perguntarem, não tente puxar assunto, fazer piadinhas, nem simpática demais. Seja educada e objetiva.
Simpatia demais pode fazer com que os Oficiais desconfiarem que você está escondendo algo, afinal é normal que as pessoa passem pela imigração um pouco mais tensas.
Dificuldade com o idioma
Caso você esteja indo para um país que você não domina o idioma, tente pesquisar algumas palavras e frases chaves em inglês para te ajudar.
Muitas vezes e possível que eles falem com a gente em Espanhol ou Portunhol, mas se você realmente não estiver entendendo, pode perguntar se há um tradutor disponível para te ajudar.
Mas fique tranquila, sabendo um básico de inglês ou se esforçando no Portunhol, você vai se sair muito bem. Fale devagar e com calma e tudo vai dar certo.
Passando pela Imigração viajando sozinha
Agora você sabe de dicas valiosas para passar pela imigração viajando sozinha.
Lembre-se que você não precisa fazer nada mirabolantes, apenas mantenha a calma, seja educada, tenha os documentos necessários e responsa tudo o que te perguntarem, sem mentir.
Artes do BEDA por Joyce @ticsluz
Oi viajante! Sou a Cá!!
Completamente apaixonada por novos destinos e sonhos, quero compartilhar tudo com você e te inspirar, se você assim como eu, não sabe viver sem viajar!